Depois de toda a repercussão que o perfil Renata do Tinder causou pela internet e de um dia de Easy A, achei que seria bom explicar por aqui também. Ela é obviamente um FAKE que usa as minhas fotos, o perfil foi criado pela Marina Mello para um experimento comportamental no Tinder para um post em seu futuro blog chamado Deu Ruim. Eu permiti o uso das fotos. Aqui a Marina explica melhor sobre isso:
O que nós não sabíamos é que esse experimento poderia se expandir tanto a ponto de servir como tese para muitos outros detectamentos comportamentais das pessoas na internet, muito além de um aplicativo.
Decidi fazer esse post para explicar o que está acontecendo e também para expor a minha conclusão até agora, tipo um F.A.Q. do mimimi.
QUAL ERA A IDEIA DA EXPERIÊNCIA?
Era simplesmente ver se os homens se interessavam apenas pela estética da menina do perfil. Se uma mulher gostosa, porém com perfil tosco ganharia likes do mesmo jeito. Depois ainda a Marina iria pedir para os caras explicarem o motivo que os levou a fazerem isso. Também tinha um perfil masculino fake sendo testado. Não imaginávamos que tirariam print de um dos perfis e espalhariam dessa forma. A ideia inicial não era essa.
VOCÊ NÃO SE PREOCUPA EM MANCHAR SUA REPUTAÇÃO COM ESSE FAKE?
Vale a pena constar que eu não sabia exatamente como seria a descrição da personagem, só que seria muito escrota, e eu permiti justamente pq “me garanto”, sei que não sou assim na vida real. Sei também que esse tipo de coisa não se explica, até mesmo pq quem precisa saber como nosso caráter é na vida real já sabe muito bem e não será através de umas poucas palavras que mudarão suas visões sobre a minha pessoa.
A única coisa semelhante que tenho com a Renata é que: 1) sei que sou gostosa, 2) gosto de homens altos. O resto é ficção.
ENTÃO PROVA QUE VOCÊ NÃO É ASSIM?
Não tem como, queridos! Acreditem no que vocês quiserem, minha consciência está limpíssima. :)
SE VOCÊ NÃO SE IMPORTA, POR QUE ESTÁ SE EXPLICANDO NO BLOG?
Para não ter que ficar com a inbox do Facebook apitando a cada 2 segundos. Já deixo explicado aqui e pronto.
AS PESSOAS NÃO VERIFICAM A AUTENTICIDADE DOS CONTEÚDOS COMPARTILHADOS
Sinceramente, não acredito muito em inocência, acho que a maioria compartilha as coisas na maldade mesmo, tudo por um bom HUE HUE BR BR. Mesmo depois de eu ter falado mil vezes que era um fake, as pessoas nem deram bola e continuaram ofendendo, o importante era mostrar que eles eram íntegros e que deviam repudiam (ou fingir que repudiavam) aquele comportamento com todas as forças. Sem contar que, com a facilidade da busca de imagens que há no Google, compartilhar coisas sem saber a procedência é no mínimo muita ignorância.
DESCOBRI QUE POSSO CONTAR COM A AJUDA DE VÁRIAS PESSOAS
Já agradeci a todos que vieram me avisar sobre o fake, mas quero deixar aqui mais uma vez o meu MUITO OBRIGADA. ♥ Obviamente ninguém sabia do experimento, então serviu também para mostrar o lado bom da internet, pessoas que se importam e te ajudam se for preciso.
AS PESSOAS NA INTERNET/BRASIL SÃO MACHISTAS
Não tirei essa conclusão ontem, eu já sabia disso há séculos. Sempre sofri bullying virtual por publicar fotos de roupa curta, também teve o período do Lingerie Day em que as pessoas usavam as minhas fotos para inventar coisas muito piores do que as ofensas praticadas com a “Renata” e etc. (Poderia citar exemplos disso o dia inteiro!) Posso dizer que sou bem vacinada contra essas coisas, afinal, nasci e cresci em uma cidade do interior com pensamento arcaico e repleto de falsos moralistas. Mais conclusões vocês podem tirar lendo esse post aqui.
O problema maior é que as pessoas não se preocuparam com o perfil fake do Pietro, apenas o da Renata é que causou discórdia. Não sei se é por ter tocado mais na ferida de alguns homens e mulheres, ou simplesmente pq mulheres não podem ter liberdade de escolha. Um homem declarar que quer pegar gostosona peituda é normal e não um motivo de discórdia, mas se a mulher falar que quer pegar um homem com o pau grande, por exemplo, ahhhh minha filha… fogueira já! “Credo!”, “Que horror!”, “Mulher de verdade não faz isso”, “Depois chora que fica sozinha”, “Essa nunca vai namorar, é só pra comer”. As ofensas vão disso para baixo.
Só que o ponto que causou frustração e, com isso, gerou raiva, foi mostrar que existe mulher intere$$eira explicitamente. COMO SE ALGUNS HOMENS NÃO FOSSEM! Porque ir para a balada e baixar litrão, comprar carro e colocar som alto, e mais mil outras coisas que os homens fazem achando que vão “atrair” (leia-se comprar) mulheres tá SERTO, né? Como falei no meu Facebook, se você não quer atrair gente interesseira a fórmula é simples: NÃO SEJA INTERESSEIRO! Se você tenta comprar alguma menina, não fica aí chorando dizendo que “só existe mulher assim” no mundo. Que mundo mais triste essa pessoa criou para ela mesma.
Sim, o perfil era tosco mesmo, mas não dava para perceber que era um fake? Eu achei super óbvio. As pessoas preferiram espalhar a imagem por aí pq queriam fingir que elas mesmas tinham muita moral e estavam acima daquela menina. Chamar alguém de “puta” é quase que um alívio para mascarar os verdadeiros sentimentos dessas pessoas.
Sem contar que a maioria das mulheres que xingaram e compartilharam dariam um dedo para poder escolher e assumir as opções como a Renata (não necessariamente fariam as mesmas escolhas do que ela), os homens dariam um dedo para serem ricos e comprarem mulheres. Não venham com falso moralismo em 2014! Ainda mais depois de ver o fake sendo escrachado por caras numa página em que cultuam o Charlie Sheen ficarem indignados quando aparece uma mulher do mesmo nível. Sinceramente, o Charlie só pega mulher pq compra elas, interesseiro de carteirinha, nojento tanto quanto a personagem Renata. Vocês acham que seguindo esse tipo de filosofia vão atrair quem? “Princesas”? Dois pesos, duas medidas? Você atrai o que transmite.
Só que para os homem é socialmente aceito ter esse perfil, assim ele é visto como “fodinha” entre os amigos. Já as mulheres não têm vez mesmo, precisam ser Amélias perfeitas esperando o príncipe encantado na mais alta e imaculada torre do castelo sem abrir a boca para nada. Ela não pode decidir o que quer, quem dirá demonstrar poder de escolha! Que absurdo mulher ter opinião própria! Na cabeça de alguns, a mulher “que presta” é a que vive carente e quietinha, esperando um cara “bom” para preencher o seu coração vazio, né? SÓ QUE NÃO, bem-vindos aos século XXI!
SLUT-SHAMING E BULLYING VIRTUAL É ALGO NORMAL
Pré-julgamentos todos nós temos, mas espalhá-los por aí usando a imagem de uma pessoa que você nem conhece é um absurdo. Sorte que a pessoa em questão (eu, no caso) não se importa com isso e já estava ciente das consequências de emprestar a imagem para um estudo desse tipo, até mesmo porque as ofensas não foram direcionadas para mim e sim para a personagem que não existe. Mas imagina se a Renata existisse mesmo ou se esse fake fosse criado por vingança. O slut-shaming é super sério e pode levar até ao suicídio, afinal, ninguém sabia se a menina da foto não estava enfrentando algum problema na vida dela ou fosse depressiva (que é algo tão comum hoje em dia). Você precisa diminuir alguém para se autoafirmar? Sério mesmo que você é tão nada que precisa disso? A internet desperta o pior das pessoas, todos sabem disso mas todos continuam agindo igual. Depois publicam lamentações pelo suicídio do Robin William e etc. Se você não conhece a pessoa, fica na tua! Guarde teus julgamentos para ti, não espalhe fofoca, não divulgue boatos, não ofenda as mulheres (sua mãe tb pode sofrer as consequências disso). Karma is a bitch, baby!
O FAKE DA DISCÓRDIA
“Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo.”
DICA PARA A VIDA: ESCUTEM ESSA MÚSICA
tradução e letra aqui
so what am i not supposed to have an opinion
should i keep quiet just because i’m a woman
call me a BITCH ’cause i speak what’s on my mind
guess it’s easier for you to swallow if i sat and smiled