Conhecida como ilha da Magia, Floripa é um destino que merece ser visitado pelo menos uma vez na vida. Mas a verdade é que, para conhecer todas as belezas desta ilha no sul do país, é preciso mais do que apenas uma visita. As melhores praias de Florianópolis reservam ótimas surpresas, tanto para quem curte pé na areia e quer descansar ou para quem quer surfar em Floripa.
Se você gosta de águas calmas, de natureza intocada, de praia urbana ou de um mar agitado, Floripa tem uma praia que vai satisfazer suas expectativas. A melhor época para aproveitá-las é no mês de abril, pois você evitará praias cheias, mas também não irá passar frio com o inverno.
TOUR PELAS PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS
1. Jurerê
Se você prefere curtir uma praia mais agitada e pretende estender o passeio para uma festa a beira-mar à noite, Jurerê é o local certo. Conhecida por ser muito frequentada por celebridades, ela é um dos destinos mais procurados da Ilha da Magia.
Próxima a um dos condomínios mais famosos da capital de Santa Catarina, o Jurerê Internacional, a região tem vários bares, restaurantes e beach clubs espalhados pela orla, como o Café de La Musique e o day club P12 Parador Internacional. Localizada a 23 km do centro, Jurerê também é excelente para um banho de mar, graças às suas águas tranquilas.
2. Praia de Lagoinha
O mar calmo e a beleza natural da região valem a visita
A 35 km de distância do centro de Florianópolis, a Lagoinha de Ponta das Canas, que ficou conhecida como praia de Lagoinha, tem um mar calmo, com uma larga faixa de areia e é rodeada pela vegetação local. Ela se destaca por ser um lugar mais tranquilo, com um visual que remete às ilhas caribenhas.
Para chegar a esta, que é uma das melhores praias de Florianópolis, basta pegar a estrada que leva a Canavieiras e seguir as placas que apontam para Ponta das Canas. Você ainda pode aproveitar o passeio para visitar outras praias da Ilha da Magia que ficam na região, como a Canavieiras e a praia da Cachoeira de Bom Jesus.
3. Praia Brava
Quer surfar em Floripa? Então, essa é a sua praia
Como o próprio nome já nos permite imaginar, a Praia Brava é um dos principais pontos de interesse de Florianópolis para quem curte surfar. Em um ambiente mais urbanizado, era nessa praia que ficava o primeiro bar de praia em Florianópolis, o Kioske do Pirata, demolido em 2012.
A uma distância de 37 km do centro de Floripa, para chegar à Praia Brava é preciso pegar a estrada de Canavieiras. Antes de chegar no centrinho, siga as indicações para Ponta das Canas até a Praia Brava. Além do surfe, você também pode ser aventurar em um voo de parapente, na Escola OVNI Parapente, que fica na avenida que dá acesso a praia.
4. Praia de Lagoinha do Leste
Considerada uma das praias mais bonitas da Ilha da Magia, muitas pessoas confundem da praia de Lagoinha do Leste com a Praia de Lagoinha, mas são dois destinos diferentes, fique atento. A Lagoinha do Leste faz parte do parque municipal de mesmo nome e só pode ser acessada através de trilhas a pé ou de barco.
Mas, o destino vale a pena o esforço, ao chegar na praia você irá se deparar com uma beleza de tirar o fôlego: vegetação preservada, dunas, areia branquinha e uma lagoa para curtir um banho refrescante te oferecem uma experiência única em Floripa e, claro, as paisagens também formam lindos cenário para fotos.
5. Praia Mole
Se aventure nos esportes radicais
Muito verde, areias fofas e douradas marcam o ambiente da praia Mole, destino muito procurado para quem quer surfar em Floripa, devido ao seu mar agitado, propício para a prática desse esporte. Próxima ao centro da cidade, esta praia reúne não só os apaixonados pelo surfe, mas quem também quer se aventurar em outros esportes, como bodyboard, kitesurf e windsurf.
Para ir até a Praia Mole, é preciso estar preparado para encarar o trânsito – fato que você com certeza vai esquecer assim que botar os pés na praia. Nas proximidades dessa praia, também estão a praia da Barra da Lagoa e a praia de Moçambique. O lema aqui é: “a vida é dura, mas a praia é mole”. Propício, não?
6. Praia da Joaquina
Pratique o skibunda nas dunas de areia de Joaca
Também conhecida como Joaca, a praia da Joaquina é voltada para aqueles que querem se aventurar no surfe e pegar altas ondas. O local já foi palco de diversos campeonatos nacionais e internacionais desta modalidade, por isso se tornou referência entre os surfistas.
Localizada a cerca de 15 km do centro de Florianópolis, a praia também chama atenção pela beleza de suas dunas, onde você poderá praticar o sandboard, uma espécie de surfe na areia, em que você pega uma prancha e desce pelas dunas. Alguns se aventuram a se equilibrar de pé, enquanto outros preferem ir sentados e se divertem fazendo com o famoso skibunda.
7. Praia de Matadeiro
Praias para surfar é o que não faltam em Floripa e uma das favoritas dos surfistas é a Praia do Matadeiro, onde é possível aproveitar as ondas e ainda admirar a o visual incrível da vegetação nativa ao redor. Por ser uma área mais retirada, a natureza local permaneceu bem preservada, oferecendo um refúgio dos centros urbanos.
Mesmo que você não esteja interessado em surfe, certamente irá se encantar com a beleza local e terá a oportunidade de descansar, distante das praias mais agitadas. A 22 km do centro, saindo da praia de Matadeiro possível fazer uma trilha até a Praia de Lagoinha do Leste ou visitar a vila de pescadores na Praia da Armação.
8. Praia do Forte
Conheça a Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Se você está á procura de uma praia menos movimentada, que possibilite nadar em águas calmas e mornas, vale a pena inserir a praia do Forte no seu roteiro. Localizada ao norte da ilha, a paisagem da praia é marcada por uma faixa estreita de areia e um manguezal, ao seu lado esquerdo.
Ela recebeu esse nome pois fica perto da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, um antigo forte do século 18, construído para defender a ilha de possíveis invasões. A construção permanece aberta ao público e é uma excelente opção para estender o passeio pela região e conhecer mais da nossa história.
9. Praia dos Ingleses
A praia dos Ingleses é um dos pontos mais movimentados de Floripa e é dividida em duas partes, Sul e Norte. A área Norte, que vai até a Ponta da Feiticeira (ponto que separa a Praia dos Ingleses da Praia Brava) é caracterizada pelas ondas fortes e por isso é mais procurada para a prática de esportes náuticos, como o surfe.
Já o cantão Sul da praia possui águas calmas, atraindo mais banhistas, e abriga as Dunas do Santinho, muito usadas para a prática de sandboard. Saindo da região Sul, você pode ainda fazer uma trilha para o Museu Arqueológico ao Ar Livre, que conta com gravuras pré-históricas de até 4 mil anos de idade.
10. Praia do Campeche
Visite a ilha de Campeche
Continuação da praia de Joaquina, a praia do Campeche é muito recomendada para aqueles que querem fugir da agitação e do trânsito da praia vizinha. Localizada de frente para a Ilha do Campeche, os turistas terão a oportunidade de apreciar a vista espetacular, fazer várias trilhas ecológicas e até ver inscrições rupestres.
Para conhecer mais da região, a dica é estender o passeio até a ilha do Campeche, o contraste do verde da vegetação nativa, com as areias claras e águas cristalinas formam um recanto idílico, digno de cenário de filme. Para chegar lá, você pode pegar uma embarcação na praia do Campeche, da Armação ou na Barra da Lagoa.
Agora que já conhece um pouco mais dessas praias incríveis, é só escolher entre os melhores hotéis em Florianópolis e aproveitar a viagem!
*publicidade