Quantcast
Channel: got sin?
Viewing all articles
Browse latest Browse all 556

Britney Spears conquista nº 1 no iTunes com “Mood Ring”

$
0
0
Britney Spears ainda está fazendo sucesso com seu nono álbum de estúdio, Glory, mesmo quatro anos após seu lançamento. No início deste mês, a coleção de músicas pop doces, sensuais e cintilantes de Spears – incluindo os singles “Make Me” e “Slumber Party” – liderou a parada de álbuns pop do iTunes, depois que o sempre leal Britney Army da estrela lançou a campanha #JusticeForGlory nas redes sociais. Mais tarde, Spears expressou sua gratidão publicando uma nova capa do álbum, feita pelo famoso fotógrafo David LaChapelle. Agora, a vencedora do Grammy deu outro presente aos fãs: a surpresa de sexta-feira (29 de maio) da amada faixa bônus do Glory: “Mood Ring“, anteriormente disponível apenas no Japão.
.
Menos de um dia depois que “Mood Ring” estreou em todos os territórios, as legiões de admiradores de Spears – através de vendas e streams – ajudaram-na a alcançar o primeiro lugar no ranking do iTunes nos EUA, um feito admirável, dado que entrou de última hora já competindo contra músicas do Chromatica da Lady Gaga, também lançado na sexta-feira.
“Isso é incrível! ‘Mood Ring’ é uma das minhas músicas favoritas no Glory, é tão vibrante e sexy. Sou muito grata aos fãs por insistirem em seu lançamento e, em seguida, por chegarem ao primeiro lugar no iTunes. Tenho os melhores fãs do mundo! Amo todos vocês!” disse Britney exclusivamente à Billboard.
Indiscutivelmente, ninguém está mais admirado do que os compositores Melanie Fontana e Jon Asher, que escreveram “Mood Ring” para Spears em 2015. Embora ambos tenham trabalhado com uma infinidade de artistas de destaque – do BTS ao The Chainsmokers – escrever para a indisputável princesa do pop era particularmente significativo.
Abaixo, Fontana e Asher conversaram mais com a Billboard sobre a produção de “Mood Ring” – que eles criaram ao lado dos produtores Mustard e Twice as Nice – e o “verdadeiro milagre pop” de seu renascimento.
.
Primeiro, como você está se sentindo agora que “Mood Ring” alcançou o primeiro lugar no ranking do iTunes nos EUA?
Melanie Fontana: Quando acordei com “Mood Ring” da Britney como a número 1, fui instantaneamente catapultada para trás em minha mente, aterrissando no meio do meu quarto de infância, assistindo a pequena versão de mim sentada em um chão acarpetado coberto de encartes desdobrados de álbuns, com meus velhos fones de ouvido da Sony, pesquisando todos os nomes por trás dos artistas que eu amava. Eu gostaria de poder sussurrar para o meu eu mais jovem: “Nunca se preocupe, porque se você continuar trabalhando, você chegará lá também!” Mas eu não acreditaria nisso, assim como mal posso acreditar que participei na criação de uma música número 1 da Britney Spears. Dizer que sou grata não faz justiça ao sentimento, mas é realmente a emoção mais próxima do meu coração agora.
Jon Asher: Chegar ao número 1 na parada do iTunes parece surreal. Eu tive lágrimas e calafrios quando descobri! O sucesso de “Mood Ring” é realmente um esforço popular em nome do B-Army e fãs do mundo todo. Eles deram a essa música o sopro da vida e a levaram para onde ela está agora. Como fã da Britney, tenho a honra de fazer parte do movimento #JusticeForMoodring e #JusticeForGlory e serei eternamente grato a Britney, sua equipe e outros fãs por acreditarem na música.
“Mal posso acreditar que participei na criação de uma música número 1 da Britney Spears. Dizer que sou grata não faz justiça ao sentimento, mas é realmente a emoção mais próxima do meu coração agora.”
Você ficou surpreso ao ouvir que “Mood Ring” seria lançado em serviços de streaming em todos os territórios?
Asher: Um fã me mandou uma mensagem ontem no Instagram, dizendo: “Você sabe que sua música com a Britney está sendo lançada, certo?” Não sei dizer quantas vezes recebi mensagens semelhantes. Mas entrei em contato com minha editora, Roc Nation, que confirmou com a gravadora de Britney, a RCA Records, que isso era verdadeiro. A RCA disse que os fãs de Britney foram super ativos durante a quarentena e que eles queriam basicamente recompensá-los com o lançamento de “Mood Ring”. Ainda é difícil acreditar que aconteceu.
Fontana: Minha primeira emoção foi apenas choque. E então minha segunda emoção foi de extrema gratidão. Estou ciente que, quando uma música sai como uma faixa bônus internacional, 99% do tempo, é onde a música vai viver para sempre. Eu pensei que talvez um dia “Mood Ring” pudesse ser sampleada. E isso seria incrível. Pudia imaginar Travis Scott experimentando “Mood Ring”. Eu teria esperado isso muito mais do que eu esperava o que aconteceu. É um verdadeiro milagre pop. Verdadeiramente inédito. Nunca visto antes.
“Entrei em contato com minha editora, Roc Nation, que confirmou com a gravadora de Britney, a RCA Records, que isso era verdadeiro. A RCA disse que os fãs de Britney foram super ativos durante a quarentena e que eles queriam basicamente recompensá-los com o lançamento de “Mood Ring”.  / “É um verdadeiro milagre pop. Verdadeiramente inédito. Nunca visto antes.”
Nos serviços de streaming, o título da música é rotulado como “Mood Ring (By Demand)”. Obviamente, seu lançamento é uma resposta direta aos anos de imploração do B-Army para tornar essa música mais acessível. Como compositores, como esse amor dos fãs faz você se sentir?
Fontana: Eu sou um defensor total do rótulo “por demanda”, porque é um reconhecimento de que vozes e opiniões foram ouvidas e levadas em consideração quando a decisão foi tomada para lançar a música. É justificado. Saber que está chegando ao resto do mundo devido à demanda popular? Isso é incrível para nós.
.
Como você descreveria o diálogo entre você e o Britney Army nos últimos quatro anos, em relação a essa música?
Asher: Eles nos deixaram muito conscientes ao longo dos anos sobre o quanto adoram “Mood Ring”. Eu me preocupo profundamente com o B-Army. Eles são absolutamente uma das fanbases mais dedicadas. E sinto que eles até me ajudaram a concretizar esse momento. Eu tenho lançado músicas para Britney por quase 10 anos e sempre os senti atrás de mim, me apoiando nisso.
Fontana: De vez em quando, eu entrava no Twitter e digitava as palavras “mood ring”. E eu diria que todo terceiro ou quarto tweet seria sobre a música “Mood Ring”, que foi gravada há cinco anos. Não sabia que ia ter uma segunda vida. Mas o fato de tantas pessoas terem muitas opiniões positivas sobre a música me disse algo – talvez isso seja ainda mais especial do que eu inicialmente acreditava. Eu realmente honro os fãs que clamaram por isso. Eles fizeram isso acontecer. “Mood Ring” foi uma daquelas músicas bônus que nunca perderam o buzz.
.
O que você acha que tem na música que ressoa tanto com os fãs da Britney?
Asher: Queríamos escrever algo que encapsulasse toda a essência da Britney. Toda a sua vida foi cheia de altos e baixos, marcada por diferentes humores para diferentes épocas. As pessoas vivem indiretamente através dela, seja… a Britney Baby One More Time ou a Britney Blackout. É sempre um extremo ao outro com a Britney. Mas não importa o que aconteça, as pessoas realmente se importam com ela. Nós estamos apegados a todas as épocas da Britney e queríamos pintar uma roda de cores de quem ela é.
Fontana: “Mood Ring” foi escrita por dois super fãs da Britney ao longo da vida, apenas com ela em mente. Não havia mais ninguém que pudesse gravar essa música. Isso foi feito especificamente para ela. Nós tínhamos total cérebro de Britney e realmente a canalizamos quando estávamos escrevendo a música – liricamente, com certeza, mas também da maneira como a imaginávamos se apresentando no palco ou dançando em um videoclipe. Até cantei a demo como acho que ela a teria cantado. Nós sempre nos perguntávamos: “O que ‘A Britney Slave 4 U’ faria em 2016?” É onde estavam nossas cabeças. E isso brilha na pista, o que – fato divertido! – foi originalmente escrito como um pitch para o The Chainsmokers, mas com um feat da Britney.
“O que ‘A Britney Slave 4 U’ faria em 2016?” É onde estavam nossas cabeças.”
Como se tornou uma gravação solo da Britney?
Fontana: Os Chainsmokers recusaram a faixa de maneira muito educada e amorosa, dizendo que era muito feminina. Mas eles perguntaram: “Você acha que seria possível escrever algo para nós como ‘Mood Ring’ que seja um pouco mais masculino?” E nós dissemos: “Claro”. Foi então que Jon e eu escrevemos “Setting Fires” para eles. E então “Waterbed”, do The Chainsmokers, usou a batida original em que escrevemos “Mood Ring”. Foi em junho de 2015, quando descobri que Britney estava escolhendo e cortando “Mood Ring” por conta própria. Eu estava na Finlândia na época e literalmente me sentei e apenas gritei dentro da minha camiseta, fiquei tão empolgada. Meus joelhos ficaram fracos e eu basicamente não senti mais as minhas pernas. Pensei em reservar um voo para voltar a Los Angeles o mais rápido possível. Mas teria sido impossível. Britney aparentemente terminou de editá-la em uma hora, o que é incrível. Para mim, isso significa que ela conhecia a música por dentro e por fora e realmente vibrava com ela.
“Britney aparentemente terminou de editar a música em uma hora, o que é incrível. Para mim, isso significa que ela conhecia a música por dentro e por fora e realmente vibrava com ela.”
Jon, você produziu os vocais de Britney em “Mood Ring”. Como você abordou essa parte da elaboração da música?
Asher: Eu também não estava lá quando Britney gravou a música, mas consegui produzir seus vocais, o que foi uma experiência incrível. Seus vocais crus eram tão perfeitos. Eu estava derretendo ao ouvir a voz dela sem efeitos. Produzindo seus vocais, optei pelo som natural e nostálgico da Britney com um toque moderno. Eu estava referenciando “Oops!… I did It Again” com um filtro semelhante ao telefone que eu coloquei em suas frases, algumas de suas entradas e a ponte.
“Seus vocais crus eram tão perfeitos. Eu estava derretendo ao ouvir a voz dela sem efeitos. Produzindo seus vocais, optei pelo som natural e nostálgico da Britney com um toque moderno.”
A música foi escrita em fevereiro de 2015, gravada em junho de 2015 e finalmente lançada no Japão em agosto de 2016. Como você descreveria a evolução sonora de “Mood Ring”?
Asher: Passou por algumas etapas, cada uma completamente diferente da seguinte. Finalmente, Mustard levou a música de volta ao rascunho com Twice as Nice e eles reestruturaram completamente o som para ser muito moody, sexy e eletrônico. Ficamos emocionados com o resultado.
“Mustard levou a música de volta ao rascunho com Twice as Nice e eles reestruturaram completamente o som para ser muito moody, sexy e eletrônico.”
Fontana: As letras e a melodia permaneceram as mesmas por todo o tempo, mas a faixa evoluiu constantemente para atender ao estilo de Britney. Eu estava além da satisfação com a versão final – exceto que há um pequeno detalhe que fizemos na demo original que não fez o corte final. Eu costumava ouvir muita música indiana e sempre fui uma grande fã de Bollywood, então foi esse canto indiano que fiz que começou a música. Fiquei um pouco chateada por ela não ter usado. Mas, além disso, Mustard e Twice as Nice a transformaram em algo que era realmente fiel ao estilo de Mustard na época, e também verdadeiro para Britney. De todas as faixas feitas para o Glory, essa foi a mais clássica da Britney para mim. Mas não me interpretem mal, eu amo todo o projeto.
“A faixa evoluiu constantemente para atender ao estilo de Britney. (…) Na demo original havia um canto indiano que foi cortado. (…) De todas as faixas feitas para o Glory, essa foi a mais clássica da Britney para mim.”
Por falar em glória, o álbum alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns pop do iTunes depois que os fãs lançaram a campanha #JusticeForGlory nas mídias sociais, o que também resultou na publicação de uma nova capa de Britney. Você sente que Glory merecia mais?
Fontana: Glory é o álbum que realmente não recebeu o amor que merecia. E, agora, está recebendo algum reconhecimento muito atrasado. Eu atribuo isso aos fãs no Twitter, dizendo: “Ei, eu sei que isso saiu há quatro anos, mas você se sentou e realmente ouviu todo esse trabalho? Porque é incrível. Além disso, você sabia que há uma música que está na edição japonesa que não apareceu no lançamento global? ” Parece que a demanda por Glory e “Mood Ring” pingou de pessoa para pessoa e acabou chegando até a Britney.
“Glory é o álbum que realmente não recebeu o amor que merecia. E, agora, está recebendo algum reconhecimento muito atrasado. Eu atribuo isso aos fãs.”
Tantos millennials têm um apego emocional à Britney. Qual foi o seu relacionamento com a música dela antes de escrever “Mood Ring”? Sempre foi seu sonho escrever para ela?
Fontana: Ela é a razão de eu ser compositora. Há uma máquina por trás de cada artista e eu sempre quis me tornar parte da dela, desde pequena. Britney Spears era definitivamente minha “baleia branca”, basicamente algo que eu persigo há tanto tempo. Quando vi que ela estava lançando “Mood Ring” de verdade – mesmo como uma espécie de embalagem reembalada -, pensei: “Uau, você conseguiu, garota”. É um daqueles momentos em que você precisa diminuir o zoom em sua carreira e pensar, OK, é definitivamente uma grande marca de seleção em uma lista incrível de coisas que eu trabalhei muito, muito duro para alcançar. Ela é a madrinha de todas as músicas pop. O legado da Britney se elevou para onde ela não está mais sob Madonna. Eles estão lado a lado agora.
“Ela é a madrinha de todas as músicas pop. O legado da Britney se elevou para onde ela não está mais sob Madonna. Eles estão lado a lado agora.”
Asher: Fui apresentado à música de Britney aos 12 anos, talvez até mais jovem, e diria que minha carreira surgiu do meu amor por Britney Spears. Quase sinto que esse era o plano divino de Deus para mim. Desde amizades que mudam a vida até estar nas salas certas, escrevendo com as pessoas certas, passando a música para a pessoa certa, tudo era para ser. Em comparação com qualquer coisa que eu já fiz, “Mood Ring” parece um cumprimento de destino. Eu sabia que quando me mudei para Los Angeles, eu estaria trabalhando para conseguir uma música da Britney. Eu não sabia como isso iria acontecer, mas sabia que aconteceria.
Quais foram seus pensamentos quando “Mood Ring” foi escolhido como faixa bônus japonesa e não foi incluído nas versões standard ou deluxe do álbum?
Fontana: Graças a Godney, estava saindo! A única pequena pontada de tristeza que senti foi quando pensei que minha mãe ou meus amigos nos Estados Unidos não poderiam apreciar a música, a menos que comprassem o CD do Japão. Mas fora isso, foi um sonho tornado realidade. E agora que está disponível para todo mundo ouvir em qualquer lugar, é apenas a cereja no topo do meu bolo da Britney.
Asher: Melanie e eu estávamos em êxtase por apenas fazer uma música com a Britney, em primeiro lugar. Como um fã da Britney crescendo, esse sonho parece inacessível. E para que isso aconteça, então? É tão surreal!
“Graças a Godney”
Quais foram suas expectativas iniciais para “Mood Ring”?
Asher: A direção criativa da Glory mudou várias vezes. “Mood Ring” foi uma das primeiras músicas gravadas para o álbum. Eu tinha toda a visão de que seria single com o Mustard. Em 2015, ela chegou ao VMA com cabelos multicoloridos e pensei: “É isso. Essa é a maneira sutil de dizer que está lançando ‘Mood Ring'”. E, com certeza, muitas outras pessoas talentosas começaram a escrever para o projeto e eu acho que as músicas que foram gravadas pela primeira vez são arrastadas para a frente à medida que o novo material chega. Como artista, eu entendo isso. Mas quando descobri que seria uma faixa bônus japonesa, pensei: “Ah, sério?” Eu ainda estava tão feliz, no entanto. E eu sempre senti que algo mais iria acontecer com a música.
“A direção criativa da Glory mudou várias vezes. “Mood Ring” foi uma das primeiras músicas gravadas para o álbum. Eu tinha toda a visão de que seria single com o Mustard.”
Então, sempre houve esperança de que “Mood Ring” chegasse a mais ouvidos um dia?
Fontana: Mesmo um ano após o lançamento, Jon e eu pensávamos: “E se um dia ela decidir lançar?” Nós falávamos essas coisas entre nós para externar nossa esperança, mas, é claro, levávamos como um grãozinho de sal, porque você não pode ficar preso às coisas na indústria da música. Caso contrário, você vai ser decepcionado. Mas nós pensamos muito sobre isso ao longo dos anos, então sim, talvez tenhamos manifestado isso.
Asher: É como um efeito de estilingue. A música ficou retida por tanto tempo e agora está chegando ao mundo com força total. Está recebendo essa atenção grandiosa, um momento ta-da. Então, estou animado para ver o que acontece e até onde ela pode ir.
Você tem uma letra favorita na música?
Fontana: “Estou na palma da sua mão, minha temperatura está sob seu comando por minha exigência / E agora estou me apaixonando por você, eu transformo do azul para o dourado e você também.” A música, para mim, é parcialmente aceitar seu amante e todos os seus estados de espírito. No final do dia, estamos nos fazendo felizes apenas por sermos os nossos eus mais autênticos.
Asher: “Meu amor é um anel de humor, você me muda.” Quando estávamos escrevendo isso, pensei que estava falando com os fãs. O amor deles por Britney a mudou, eles a ajudaram a crescer.
“Quando estávamos escrevendo isso, pensei que estava falando com os fãs. O amor deles por Britney a mudou, eles a ajudaram a crescer.”
O que você acha que este lançamento único de “Mood Ring” sinaliza na indústria da música? Você acha que gravadoras e superiores estão prestando mais atenção ao que os fãs querem?
Fontana: O lançamento da Britney de “Mood Ring” é um momento pioneiro na minha opinião. Isso é uma prova viva e respiratória de que as opiniões das pessoas são importantes. Às vezes, reter uma música é legal e emocionante, mas às vezes você só precisa dar às pessoas o que elas querem. Britney parece tão livre hoje em dia. Ela é feliz, ela tem seu namorado gostosão [Sam Asghari], ela é criativa, ela está dançando, ela está fazendo ioga. Para mim, esta é Britney dizendo: “Com licença mundo, você fez isso de uma maneira por tanto tempo. Mas eu vou fazer do meu jeito e ressuscitar essa música de quatro anos. Por quê? Porque você pediu.” Britney não apenas ama seus fãs, mas, como ela provou ao longo de sua carreira, ela gosta de causar um rebuliço.
“Britney parece tão livre hoje em dia. Ela é feliz, ela tem seu namorado gostosão [Sam Asghari], ela é criativa, ela está dançando, ela está fazendo ioga. Para mim, esta é Britney dizendo: “Com licença mundo, você fez isso de uma maneira por tanto tempo. Mas eu vou fazer do meu jeito e ressuscitar essa música de quatro anos. Por quê? Porque você pediu.””
Asher: É um sinal dos tempos. E com Britney, em particular, é um momento pináculo para mostrar que seus fãs ainda estão lá, e sua gravadora está ouvindo eles. Eu acho que muitos fãs de Britney não se ouvem há muito tempo, então agora ver suas vozes sendo ouvidas é uma mágica absoluta. Estamos começando a ver uma mudança na indústria da música, na qual precisamos seguir o que os fãs estão dizendo e atendê-los, em vez de tentar forçar algo com os quais não estão vibrando.
“Eu acho que muitos fãs de Britney não se ouvem há muito tempo, então agora ver suas vozes sendo ouvidas é uma mágica absoluta.”
Quais são as suas expectativas para os ouvintes que estão experimentando o “Mood Ring” pela primeira vez em 2020?
Asher: Todo mundo que conhece a cultura pop sabe quem é Britney Spears. E, então, Britney é um daqueles poucos artistas que têm laços emocionais com milhões de pessoas. Espero que as pessoas que estão ouvindo pela primeira vez realmente dêem uma chance e permitam a Britney respirar e crescer como artista.
“Britney é um daqueles poucos artistas que têm laços emocionais com milhões de pessoas.”
O que outros compositores devem aprender com este lançamento?
Fontana: Que literalmente nada é impossível. E nunca desistir da esperança.
Os planos para o décimo álbum de Britney foram adiados. Porém, quando esse projeto for retomado, você planeja enviar material?
Asher: Eu estou sempre escrevendo para Britney. Quando ela estiver pronta para começar a trabalhar, terei músicas prontas para ela escolher. Para ela, eu gosto de ter opções disponíveis.
Fontana: As pessoas vêm especulando sobre o B10 há pelo menos metade da última década. Honestamente, nada me faria sentir mais empolgado, orgulhoso e vivo do que ser considerado para trabalhar nesse projeto. De uma maneira estranha, sempre me imaginei em um papel de produtor executivo. Eu adoraria lançar um álbum como esse. Isso seria um sonho tornado realidade. Quando soubermos da equipe dela que é hora de começar a enviar, eu serei o primeiro da fila do tipo: “Ding dong! Bom dia, eu trouxe donuts!”
“Quando soubermos da equipe dela que é hora de começar a enviar, eu serei o primeiro da fila.”

Compre ou escute o álbum Glory da Britney Spears clicando aqui!

Matéria original: Billboard | Tradução: Sylvia Santini

Viewing all articles
Browse latest Browse all 556