Sou entusiasta de qualquer tipo de chapéu (ou acessório semelhante). Acho que é uma peça que tira toda a obviedade do look e mostra um pouco mais de personalidade. As boinas nunca saíram exatamente de moda aqui no RS, principalmente as de lã, já que no frio chuvoso e fechado de cerração todo mundo precisa de algum tipo de proteção. Mas é um acessório difícil de ser usado sem nos deixar parecendo uma caricatura de pintor amador francês ou mímico, né?
Como essa peça apareceu em várias passarelas que influenciarão a moda do próximo inverno, nada mais natural do que buscar algumas inspirações mais reais para nos preparamos.
A boina ficou popular devido à nobreza e artistas europeus que a usaram ao longo da história moderna. Pode-se dizer também que os escoceses e bascos consagraram esse acessório para o uso nas guerras. Deixou de ser um acessório militar depois que sua produção comercial iniciou com a industrialização no século XIX. A partir de 1920, as boinas começaram a ser associadas com as classes trabalhadoras da França e Espanha. Sua produção aumentou estratosfericamente em 1928, quando as mulheres ocidentais começaram a usá-la como um acessório de moda esportivo, influenciadas pelo tenista Jean Borotra. Já nos anos 50 virou símbolo de estilo, principalmente para o pessoal cool que ia declamar poesias nas cafeterias, conhecido como beatniks.
Ideia de post aprimorada deste aqui.
Arquivado em:coleções, desfiles, estilo inspiração, história da moda, hot, moda, styling, tendências Tagged: 20's, 50's, 60's, acessório, Adelya Bakhtiyarova, Anne Hathaway, boina, brigitte bardot, Britt Ekland, Carolyn Jones, Catherine Deneuve, chapéu, chloe sevigny, como usar, Diane Krueger, França, gucci, história da moda, inverno, Jean Borotra, Marc by Marc Jabobs, Michelle Phillips, moda, outono, Paul & Joe, rihanna, Rita Ora, tendência, Tiggy