Hoje estreia uma das séries que estou mais ansiosa para assistir, American Crime Story: Assassination of Gianni Versace. Serão 9 episódios contando a trágica história do assassinato de um dos maiores estilistas de todos os tempos, Gianni Versace.
Como vocês sabem, sou fanática pela Versace e tudo o que envolve a grife, então a minha expectativa maior é ver as peças vintage que marcarão presença no decorrer do seriado. A figurinista Lou Eyrich foi a responsável por transpor essa emoção de fã para as telas:
“Acontece que sou uma fã da Versace, então eu tive o maior respeito e dedicação para ter certeza de que mostraríamos a marca da melhor maneira possível.”
Além de ter vivido na época e lembrar dos fatos e reportagens sobre o famoso assassinato, ela estudou profundamente as coleções dos desfiles de 1996 e 1997 – datas próximas da tragédia.
A linha de tempo não-linear da série também retrocede até o início dos anos 90, permitindo momentos de exposição que incluem marcos notáveis da House of Versace – exigindo achados vintage ainda mais autênticos.
“Tem uma cena no começo dos anos 1990 que mostra a audácia e sex appeal da marca Versace. Nós estudamos a imagem da famosa coleção do Outono de 1992, Miss S&M, e ficamos babando com tanto couro, franjas e detalhes western. No último minuto encontramos a última camisa western de couro preto para a Penelope, cheia de franjas, com pontinhas douradas na gola, original desse desfile. Combinamos ela com uma calça jeans que customizamos com taxas douradas que tentamos recriar baseada na mesma coleção. É o nosso look favorito!”
Porém, alguns looks “Versace” precisaram ser meticulosamente construídos do zero, como o vestido rosa com o detalhe de alfinete e o vestido branco com bustiê de amarrar – mas não são cópias exatas por razões legais.
Nerds da moda (eu!) vão pirar quando virem uma reprodução quase exata da última coleção de alta costura que o Gianni fez para o Outono de 1997 da Versace – apesar de que o original aconteceu no Ritz de Paris e no show será em Miami. O minivestido metálico e as roupas com estética inspirada nas masculinas, o styling (as headbands pretas e largas!) e o casting das modelos — uma Naomi Campbell fake como a noiva e uma falsa Erin O’Connor — ficaram perfeitos, mas a recriação da passarela foi intencionalmente diferente.
“Fizemos o máximo para replicar sem exatamente copiar, é claro, mas queríamos ter certeza de representar de uma maneira ‘couture’ em honra ao Versace.”
Enquanto a família Versace e o namorado do estilista, Antonio D’Amico (interpretado pelo Ricky Martin) são representados através da moda de luxo, Cunanan (interpretado pelo ator de Glee, Darren Criss) e a história de seu passado são definitivamente contadas através do figurino – mas de uma maneira muito diferente.
“Cunanan se importava muito com o status, mas ele não tinha nenhum, então ele precisava se vestir e fingir que era alguém. Mas quando a vida dele começa a descer ladeira abaixo, nós mostramos isso através das suas roupas.”
Se essa temporada for tão boa quanto a The People vs. OJ Simpson, com certeza será muito aclamada pela crítica, abocanhando vários prêmios merecidíssimos e já podemos considerá-la uma das melhores séries de 2018.